
Colágeno
O que é Colágeno?
O colágeno é uma proteína estrutural fundamental para a saúde e beleza da pele, cabelos e unhas. Ele é essencial para a mobilidade e elasticidade da pele, músculos, ligamentos, tendões e articulações. O colágeno desempenha também, um importante papel no encarceramento das células cancerosas, em forma de um tumor, para impedir o seu crescimento e disseminação.
O colágeno representa 70% de toda a proteína do corpo. A partir dos 25 anos de idade a capacidade de produção de colágeno começa o seu declínio gradativo, contribuindo ao longo dos anos, para o surgimento das rugas de expressão, flacidez facial e corporal, ressecamento das cartilagens e articulações, perda da mobilidade e funcionalidade corporal.
O que acelera a perda de Colágeno
O excesso de exposição solar, sem proteção, envelhece precocemente a pele. Os raios solares destroem as fibras de colágeno e elastina da pele através de um processo denominado elastose solar, deixando a pele mais fina, amarelada, com vasos e poros mais dilatados, além de estimular o aparecimento de rugas.
Estresse, tabagismo, álcool, drogas, agrotóxicos e poluentes ambientais, estimulam a formação de radicais livres e a degeneração das fibras de colágeno e elastina, acelerando o processo de envelhecimento da pele.
Hábitos alimentares inadequados, o consumo exagerado de açúcar e dietas muito restritivas por tempo prolongado, com baixa oferta de zinco, cobre, manganês, lisina, prolina, vitaminas A, D, E, C e Complexo B, também aceleram a perda de colágeno e elastina.
Porque e como estimular a síntese de Colágeno
Estimular a síntese de colágeno é o grande segredo para restaurar a saúde e a beleza da pele, reduzir a flacidez e as linhas de expressão, assim como melhorar a hidratação e a textura de unhas e cabelos.
Estimular a síntese de colágeno é essencial para a manutenção e restauração da elasticidade e mobilidade de articulações, cartilagens, ligamentos, tendões e músculos.
Estimular a síntese de colágeno também é fundamental para a elasticidade dos vasos sanguíneos e a saúde cardiovascular, assim como para a prevenção e tratamento do câncer.
Um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação mais natural rica em fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos, são essenciais para estimular a síntese de colágeno e retardar o processo de envelhecimento. Vitamina C, lisina, prolina, zinco, cobre e manganês, são nutrientes essenciais para a síntese de colágeno.
Você pode utilizar o colágeno hidrolisado como fonte de lisina, prolina, glicina e hidroxiprolina, na dose de 10 gramas, 1-2 vezes por dia, e de preferência fora das refeições.
Nutrientes que estimulam a síntese de Colágeno
Vitamina C
Lisina
Prolina
Zinco
Cobre
Manganês
Sinais de que você pode estar com carência de Colágeno
-
Unhas mais secas e quebradiças;
-
Pele mais ressecada, craquelada e fina;
-
Cabelos mais secos, finos, quebradiças e sem brilho;
-
Aumento das rugas faciais;
-
Aumento das linhas e sulcos faciais de expressão;
-
Flacidez e perda de elasticidade da pele, especialmente na face;
-
Perda da mobilidade e elasticidade das articulações, ligamento e tendões.
Principais fontes de Colágeno
As carnes são as principais fontes de colágeno. A gelatina, uma sobremesa saborosa, refrescante e dietética, também é uma fonte de colágeno, e ainda ajuda a combater aquela vontade aguda de comer doces e guloseimas.
Colágeno vegetal não existe, porque todos os suplementos de colágeno são de origem animal, mas os veganos podem fazer uso de suplementos proteicos provenientes da ervilha e coco, e paralelamente aumentar a ingestão de zinco, cobre e vitamina C, para estimular a síntese de colágeno.
Qual a diferença entre Colágeno e Whey Protein?
O que caracteriza a proteína do colágeno é uma maior concentração de prolina, hidroxiprolina, lisina e glicina, aminoácidos que estimulam a síntese de colágeno e deixam a pele, cabelos e unhas, mais bem hidratadas e bonitas.
O que caracteriza o whey protein – a proteína do soro do leite, é uma maior concentração de leucina, isoleucina, valina, aminoácidos que estimulam a síntese e a performance muscular.
Dermocosméticos
O uso de dermocosméticos também pode estimular a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e Alfa-hidroxiácidos, como o que estimula a produção de colágeno, reduz as rugas e deixa a pele ao redor dos olhos mais firme, proporcionando um rejuvenescimento de dentro para fora.
Os tratamentos noturnos também podem ser de grande valia. Escolha dermocosméticos com Vitamina C, Ácido hialurônico e Ácido glicólico, capazes de impedir a destruição e estimular a produção de colágeno.
A máscara gel de colágeno, revitaliza, remineraliza, aumenta a firmeza e a elasticidade da pele. A Máscara de Colágeno com Vitamina C e Ácido hialurônico aumenta a hidratação das camadas mais profundas da pele, estimula a produção de colágeno, combate a ação dos radicais livres, retarda o envelhecimento e devolve a luminosidade à sua pele
Artigo escrito por:
Dr. Antonio Geraldo Camara
Tel: (16) 99622-8080
Ribeirão Preto, SP
Dr. Eduardo Poletti Camara
Tel: (16) 99622-8080
Ribeirão Preto, SP
Dr. Frederico Pretti
Tel: (31) 98219-7475
Belo Horizonte, MG
